quinta-feira, 7 de agosto de 2025

Aproximação Militar entre Brasil e China

Por Ana Amélia Zago* 

Aproximação inédita entre Brasil e
China na área militar. Pela 1ª vez na história, o Brasil enviou dois generais, para residirem na China como adidos de defesa, rompendo com a tradição de presença militar de alto escalão apenas nos EUA.

Até então, apenas os Estados Unidos contavam com adidos brasileiros de alto escalão. A escolha da China reflete um novo eixo de prioridade geopolítica e uma aposta na multipolaridade. A medida faz parte do esforço do governo Lula em aproximar-se da China em várias frentes: defesa, comércio, tecnologia e coordenação internacional via BRICS. A China já é o maior parceiro comercial do Brasil, agora, o campo militar entra na equação. Adidos militares têm papel estratégico: representam o Brasil junto às forças locais, negociam cooperação, treinamentos e atuam como ponte de inteligência diplomática. Enviar generais indica intenção de aprofundamento real da relação bilateral (@GeopoliticaHoje).

A decisão também ocorre em meio a tensões comerciais com os EUA, que reagiram a esse novo alinhamento impondo tarifas sobre produtos agrícolas brasileiros. Washington vê com preocupação o avanço da China no hemisfério sul (@GeopoliticaHoje).

A movimentação brasileira sinaliza uma busca por maior autonomia estratégica, diversificação de alianças e protagonismo em fóruns como BRICS+ e G20. Com isso, Brasil e China inauguram uma nova etapa de cooperação na área de defesa. Mais do que uma nomeação administrativa, o envio de generais à China é um marco geopolítico. Representa o passo mais claro do Brasil em direção a uma diplomacia de equilíbrio entre potências, com reflexos diretos na política externa e militar (@Geopolítica Hoje).

*Por Ana Amélia Zago - imagem dascredes sociais - Fonte - https://www.facebook.com/share/p/1Ak3EsrsJ8/

segunda-feira, 4 de agosto de 2025

Ontem a Morte Bateu em Minha Porta

Por Belarmino Mariano*

Nunca é muito tempo e, particularmente, nunca acreditei muito na existência do tempo. Acho até paradoxal e estranho que a mente e a experiência humanas insistam em sistemas e cálculos, em que o tempo seja incluso como se fosse uma realidade inquestionável.

Prefiro dizer que a morte faz muito mais sentido, o paradoxal experimento mental sobre o "Gato de Schrödinger" e a ideia de estarmos em dois lugares ao mesmo tempo é percebida em sonhos ou projeções mentais.

Ontem a morte bateu em minha porta por pelo menos umas seis vezes, mas não fui abrir pois estava dormindo pesado. Como em uma "desventura em série", sonhei com seis rituais fúnebres e o último foi o mais assustador.

Todos os funerais eram de ex-alunos. Jovens que haviam morrido, mas não sabia o quando, onde e nem as causas. Apenas chegava ao local desconhecido e as pessoas estavam entristecidas e chorosas, uma sobre os ombros das outras, cabisbaixas e cultuando aquela despedida triste.

Observei que apenas chegava ao local e cumprimentava alguns conhecidos, apenas com olhares e gestos. Não havia grandes alaridos ou comoções, apenas uma resignação amortecida pela dor dos parentes.

Foi assim, caso a caso e em cada lugar que chegava, observava aquela cena de tristeza e dor inexplicáveis. O que estava acontecendo? Por quais motivos estava visitando mortos e nem via seus rostos, mas apenas sabia que eram ex-alunos em meio a pessoas conhecidas e desconhecidas. 

Porque um sonho dentro de outro sonho, como numa cápsula de "Matrioska" (bonecas russas)? Não sabia e explicar até que, me dei conta que ninguém falava ou conversa. Eram situações apenas de gestos e olhares, enigmas inexplicáveis de uma tardezinha em crepúsculo. Até parecia um ritual atemporal, pois me encontra va em um cenário nublado, de baixa luminosidade, como o entardecer.

Até que cheguei no campus III, da UEPB e no pátio estava ocorrendo mais um velório. Lembro de estar com uma espécie de bagagem, com matulão e umas duas sacolas. Encostei minhas coisas em um canto de parede e me aproximei do caixão. Vários rostos conhecidos, professores, estudantes e técnicos. Uma tristeza avassaladora tomava conta daquele ambiente fúnebre.

O silêncio era insurdecedor, as pessoas não estavam chorando, mas as fisionomias eram de profunda tristeza. Apesar de não saber quem era o morto, me preparei para dizer algumas palavras e até senti a construção das frases de uma vã filosofia sobre o vai e vem da vida, mas claramente não saía nenhum som da minha boca.

Cheguei a pensar que fosse eu, quem estava morto em meu próprio funeral e, por isso, ninguém me ouvia ou via. Nesse momento, minha voz deu uma embargada e quiz chorar, mas acordei assustado, como se estivesse ouvido, batidas da morte em minha porta.

Por Belarmino Mariano.
Imagem - "Gato de Schrödinger" - Olhar Digital.

sábado, 2 de agosto de 2025

Maior meteorito intacto já encontrado na Terra

Por Fatos Fora da Caixxa.

Sabia dessa? 🌍☄️ Na Namíbia, está o maior meteorito intactto já encontrado na Terra — e ele está exatamente onde caiu, há cerca de 80 mil anos… sem deixar nenhuma cratera! 😳🪨

Estamos falando do meteorito Hoba, um colosso de 60 toneladas, feito de ferro e níquel, que repousa a céu aberto, perto da cidade de Grootfontein. Com 2,7 metros de largura e quase 1 metro de espessura, sua queda silenciosa intriga a ciência até hoje. Isso porque sua forma achatada e a entrada em ângulo raso fizeram com que ele desacelerasse na atmosfera e atingisse o solo com velocidade terminal — evitando a explosão que normalmente criaria uma cratera. 🌐🛬

Descoberto por acaso em 1920, o Hoba foi declarado Monumento Nacional e pode ser visitado sem nenhuma barreira, onde está exposto ao ar livre. É o único meteorito desse porte ainda no local de impacto — uma verdadeira relíquia espacial ao alcance das mãos. ✨🧲

Estar diante dele é tocar um pedaço do cosmos, que sobreviveu ao fogo atmosférico e permanece ali como um visitante eterno do universo.

Fonte:

#fatosforadacaixxa #MeteoritoHoba #Namíbia #CuriosidadesDoEspaço #CiênciaNaTerra #Geologia #HistóriaDoUniverso

sexta-feira, 1 de agosto de 2025

Colapso Ambiental e Viragem Ecológica

Por Belarmino Mariano*

Não sabemos mais o que são as quatro estações do ano. Em meio às tempestades, secas, aumento do nível do mar com a destruição das orlas em diferentes partes do mundo, a Argentina estranhamente diminuiu suas temperaturas de maneira inesperada. 

Parece até que a Antártica esta se ampliando, mas grandes blocos de gelo se desprendem do continente congelado e se deslocam na direção do mar aberto. Era um indício perigoso, pois o equilíbrio térmico do Planeta estava sendo sentido em diferentes partes da Terra.

Aqui no Agreste paraibano, em Guarabira, estou há 23 anos e pela primeira vez acompanho chuvas fortes e intempestivas em pleno final de julho. Já estamos entrando em setembro e faz três dias seguidos que chove quase sem parar.

O mais triste é observar que existe uma rede humana de inimigos da natureza e da ciência, inclusive negando essas mudanças, ou atribuindo a Deus a culpa por tais desgraças ambientais.

*Por Belarmino Mariano. Imagem dascredes sociais. 

quinta-feira, 31 de julho de 2025

XANDÃO - Cosméticos e Férias no Brasil

Por Belarmino Mariano*

Empresas brasileiras de cosméticos poderiam fazer declaração de apoio para Xandão, depois que foi atingido pela Lei Global Magnitsky, que deveria punir ditadores, golpistas e traficantes. A Natura, Boticário e outras, poderiam lhe oferecer um ano grátis de cosméticos capilares, tanto para ele como para sua digníssima esposa. Não que eles precisem, mas simplesmente por ter salvado nossa soberania.

Acredito que empresas francesas de cosméticos como: Elseve, L'Oréal, Guerlain, Lancôme, Yves Rocher e Caudalie, Vichy, La Roche-Posay, Bioderma, Klorane, Nuxe e Sisley, estejam querendo conquistar esse ilustre e magnânimo cliente VIP.

Depois da prisão da Deputada foragida Carla Zambelli, e sabendo da repreenda de Trump contra o ministro Alexandre de Moraes, que não poderá comprar seu Shampoo e creme capilar de marca norte-americana, já podem estar entrando na disputa global para que Xandão possa usar suas marcas. Podem estar na disputa: Algumas das mais populares incluem Kiko Milano, Collistar, Borghese, e outras menos conhecidas como Lávika, Kelémata, Adesso, e Milanesi Skincare. 

Agora é com Xandão, pois além da Natureza, marca brasileira de carbono neutro, excelente para seus cabelos, ainda existem outras seis marcas nacionais que bombam lá fora: Felps Professional, SweetHair, Natura Cosméticos, Grupo Boticário, Mutari, Guz Cosméticos, entre outras do Nordeste e Amazonas, que oferecem produtos 100% naturais.
Já que Xandão não poderá mais gastar seus reais e euros em roteiros turísticos dos EUA, empresários do ramo hoteleiro brasileiro, já podem lhe oferecer pacotes de até 30 dias, principalmente para Fernando de Noronha e dezenas de paraísos naturais do Nordeste e da Amazônia. Seja bem vindo Xandão, pois aqui você será bem recebido.

*Por Belarmino Mariano. Com humor e carinho. Peço desculpas aos leitores pela divulgação das várias empresas de cosméticos e informo que não estou sendo patrocinado, faço isso apenas para mexer com a gadaiada.

segunda-feira, 21 de julho de 2025

Acaso, Sonhos e Insônia

Por Belarmino Mariano*

Quando criei a primeira tempestade dentro de mim mesmo, percebi o quanto o tempo é absurdo e ilusório. Tudo era caos absoluto e vi naquele vendaval teus cabelos compridos e negros.

Você rodopiava igual a uma bailarina de pele fina e corpo esguio em sapatilhas aceleradas. Os movimentos rápidos dos teus olhos esverdeados se fixaram em mim.

Ferisse as iris dos meus olhos e penetrasse a minha pele fina até a alma do meu ser. Me transformei em uma presa fácil, enquanto tu me consumia com verocidade.

Quando acordei não era mais que suor e êxtase. Chorei enquanto gemia feito criança saciada em plena tempestade de amor. Amanheceu sereno e frio e nem queria levantar daquele morno sonho cigano.

Ontem voltei asonhar com você, mas continuava sozinho em meio a uma névoa de penumbra. Fazia bastante tempo que não via seu rosto e até me surpreendi em te encontrar em uma ambiente tão astral.
 
Você passou ao largo, indiferente e distante, apenas observava meu sonho, enquanto baixava a cabeça como quem não me via, ou fazia de conta que aquele sonho era só meu.

Ainda gritei sem um som audível e acenei para você com um sorriso no rosto e, meio envergonhado em lhe cumprimentar ao longe. Mas você, com um sorriso forçado e desconfiado, apenas acenou de volta e seguiu em sentido oposto.

Me senti completamente vazio, como se estivesse em um umbral sem cores, um cenário completamente distópico e cinza. Não percebi que era um sonho e fiquei pensando o quanto estávamos distantes.

Naquele momento em que você desapareceu na penumbra da rua em fuligem, percebi que se tratava de um sonho, estávamos nas imediações de um parque com um lago ao centro. Nas imediações, tudo era caos, com asfalto estourado, com carros e edifícios em escombros.

Ao me aproximar do círculo central e das palmeiras da calçada para transeuntes, notei que estava com os dois pés à beira de um abismo profundo, olhei bem e tudo era um vazio interminável.

Aquele cenário caótico me alertou para os sentimentos de medo, solidão e pavor. Acordei assustado e em pânico, dentro daquele pesadelo, estranhamente continuei sonhando, e tudo, era um sonho dentro de outro sonho. 

Era uma espécie de busca em cinco dimensões, fluindo de maneira atemporal. Rapidamente voltei meus passos em sua direção e já não lhe encontrava na paisagem vazia. 

Agora era como se estivesse em um final de tarde, as luzes da cidade ainda não haviam despertado e vi seus ombros e curvas, dobrando a rua, como quem caminhava sem rumo.

Segui seus passos ao longe, como um espião seguindo uma suspeita ou um tigre espreitando sua presa. A mulher do meu reino encantado e utópico, se distanciava a passos largos. As ruas vazias e em escombros eram assustadoras e temia por ela.

Cruzei a avenida e cortei caminho na direção da Casa da Pólvora. Ganhei distância e cheguei primeiro. O Sol já estava por entre as nuvens enquanto descia suave e desaparecia sob o horizonte em tons de bronze dourado.

Sentei nas soleiras do casarão abandonado e esvaziei todos os sentimentos e emoções. Percebi a sua chegada suave e sentados distantes, ficamos em silêncio absoluto, enquanto a luz era consumida pela curvatura da Terra e das montanhas distantes. 

Sem luz, perdi de ver o brilho dos teus olhos, perdi de ver de vez, o que talvez não veja nunca mais. Em um escurecimento de vista, tudo em minha volta era escuridão total, mas ainda sentia a sua presença, como se quisesse dizer alguma coisa para meu ser.

Sem entender aquele sonho distópico, acordei e não sabia se ficava triste ou se me alegrava em ainda sonhar com você. Ao despertar, percebi que ainda chovia fazia frio, as lágrimas nos meus olhos eram águas daquela noite insone e triste.

Por Belarmino Mariano* - fragmentos de sonhos.

Jair Bolsonaro - Homofobia e Racismo



Por Aba Amélia Zago de Carvalho 
(In memoriam de Preta Gil).

Deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ), pré-candidato à Presidência, foi condenado em segunda instância a pagar R$ 150 mil, em razão de danos morais coletivos, ao Fundo de Defesa dos Direitos Difusos (FDDD), subordinado ao Ministério da Justiça. Ele foi punido por declarações homofóbicas feitas durante um programa de televisão, em 2011.

Após a entrevista, três entidades de defesa dos direitos de gays (o Grupo Diversidade Niterói, o Grupo Arco-Íris de Conscientização Homossexual e o Grupo Cabo Free de Conscientização Homossexual e Combate à Homofobia) ajuizaram uma ação civil pública.

Na ação, as entidades pediram que Bolsonaro fosse obrigado a se retratar e pagar indenização de pelo menos R$ 500 mil. O processo tramitou na 6.ª Vara Cível e, em abril de 2015, a juíza Luciana Santos Teixeira condenou Bolsonaro a pagar R$ 150 mil. O pedido de retratação não foi atendido.

O recurso do deputado foi julgado anteontem pela 6.ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio. Por três votos a dois, os desembargadores decidiram mater a punição. Ainda cabem recursos ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) e ao Supremo Tribunal Federal (STF). Até a conclusão desta edição, a reportagem não havia conseguido contato com o deputado para comentar a decisão do TJ-RJ de manter a punição.

A entrevista polêmica foi veiculada em 28 de março de 2011 no CQC, programa da Band, já fora do ar. Bolsonaro fez várias declarações consideradas preconceituosas pelos autores. Questionado sobre “o que faria se tivesse um filho gay?”, o deputado respondeu: “Isso nem passa pela minha cabeça porque tiveram uma boa educação, eu fui um pai presente, então não corro esse risco”.

À pergunta “se o convidarem para sair num desfile gay, você iria?”, Bolsonaro disse: “Não iria porque não participo de promover maus costumes, até porque acredito em Deus, tenho uma família, e a família tem que ser preservada a qualquer custo, senão a nação simplesmente ruirá”.

 

Preta Gil. Bolsonaro também foi acusado de racismo ao responder a outra questão. À pergunta “se seu filho se apaixonasse por uma negra, o que você faria?”, formulada pela cantora Preta Gil, o deputado afirmou: “Preta, não vou discutir promiscuidade com quem quer que seja, eu não corro esse risco, e meus filhos foram muito bem educados, e não viveram em ambiente como lamentavelmente é o teu”.

Diante da polêmica causada pelas afirmações, Bolsonaro afirmou que não é racista e que não havia entendido a pergunta de Preta Gil. Em espaço concedido na edição seguinte do CQC, em 4 de abril, Bolsonaro afirmou: “Estava crente de que a pergunta da Preta Gil era como você reagiria caso teu filho tivesse um relacionamento com um gay, e isso está claro”. (10/11/2017). E virou presidente.

*Depois do pior e mais desastroso governo de extrema direita dos 200 anos de República, Bolsonaro, atualmente caminha para os corredores da prisão e poderá pegar 45 anos de detenção, por trama golpista contra o Estado Democrático de Direitos. Mas ainda responde por dezenas de outros crimes.

domingo, 20 de julho de 2025

Nem tudo é sobre Tornozeleira Eletrônica

Por Belarmino Mariano*

Às vezes é sobre tentativa de golpe de Estado com abolição violenta do Estado Democrático de Direitos. Outras vezes é sobre extremismo de direita, fascismo como método político e ideologia de poder totalitário.

O núcleo familiar de Jair Bolsonaro sempre esteve no seio do Estado brasileiro, sendo mantido, filho a filho, e suas várias mulheres, com virtuosos salários, regalias e desvios de recursos públicos. 

Do "baixo clero" de um congresso corrupto e corruptor, foi colocando uma verdadeira horda de parentes, amigos e parceiros do crime. Desde aqueles de alta patente militar, até os assessores mais incompetentes, que dividiam seus salários em "rachadinhas" ou compravam e vendiam jóias milionárias conseguidas através de presentes para facilitar a corrupção e a venda das nossas estatais, mas isso ainda é muito pouco. Precisava ou faltava a completa traição à pátria, a entrega da nossa soberania ao atual fascista e governante dos EUA. 

O crime de lesa pátria é muito grave, as ameaças estrangeiras ao Brasil, facilitada e articulada por congressistas da extrema direita brasileira, comandada pelo Deputado Eduardo Bolsonaro, não mereceria só a tornozeleira eletrônica. Era melhor bolas de ferro em correntes e serviço pesado em pedreiras, algo como tornozeleira analógica, daquelas que os presidiários usam nos EUA. Mas alguém poderia considerar falta de empatia e negação dos direitos humanos. Então que as tornozeleiras eletrônicas, restrição ao domicílio e um julgamento dentro da lei, possam ocorrer até a sua prisão definitiva, com todos is seus comparsas golpistas.

Ou alguém já se esqueceu dos deputados e senadores que acompanharam Eduardo Bolsonaro aos EUA para pedirem intervenção de Trump ao Brasil? Foram vários e não foi uma única vez, pois foram para a posse de Trump, foram ao Congresso e o Eduardo nunca esreve sozinho nessa missão.

*Por Belarmino Mariano. Imagens das redes.
#Bolsonaronaprisao #eduardobolsonaropreso #Trumpinimigodobrics

segunda-feira, 7 de julho de 2025

Isso Não é Chocolate!!!

Por Belarmino Mariano*

Como assim, isso não é chocolate? No Brasil, gran productor mundial do cacaueiro (Theobroma cacao), um dos alimentos mais energético do mundo e que foi cultivado inicialmente, muito antes de Cristo, pelas civilizações mesoamericanas (Olmecas, Maias, Astecas), da América Central, para produção de uma bebida sagrada, o "xocolatl", a base de cacau e pimentas. 

No Século XVI, os inovadores espanhóis levaram o cacau para a Europa, que era consumindo como "xocolatl" apenas pelos nobres, que, a partir de meados do século XIX, holandeses e suíços fizeram várias experiências para extração da manteiga de cacau e extração do pó de cacau. O suíço Daniel Pet (1879), fez uma revolução no alimento, introduzindo leite, açúcar e conservantes para estabilizar e solidificar em barras. 

Chocolate puro em pó, ao leite, ao leite e com amêndoas, chocolate em licores e a popularidade, tanto da bebida, quanto das barras e em pó ganhou todo o comércio mundial. Podemos dizer que, assim como o café, cacau é uma das mercadorias mais caras do mundo.

No Brasil atual, quase todas as balas, bombons e barrinhas de chocolate, não são mais de chocolate. Isso mesmo. Observe quando for comprar uma caixa de chocolate e verá que as marcas mais populares são apenas sabor chocolate, ou seja, essências manipuladas quimicamente, através de óleos e gorduras vegetais trans, com muito açúcar e tudo, menos chocolate.

Mas o que muitos não sabem é da crise climática afetando a grande produção de cacau. Com o desmatamento, as queimadas e as alterações ambientais, a produção de cacau foi muito afetada e como se trata de uma espécie vegetal muito sensível e adaptada aos ambientes tropicais de florestas úmidas, não se consegue produzir cacau suficiente para cobrir seu consumo mundial. Esse produto é como ouro, difícil e caro.

Pesquisas apontam que o grande mercado de achocolatados está abarrotado de sabores falsos de chocolate, encobertos por embalagens brilhosas, muito açúcar e xaropes, com ingredientes em letras miudinhas. Pesquisas da USP e até o Globo Rural já alertaram sobre os achocolatados artificiais ou fakes.

Inclusive essas gorduras trans e o excesso de açúcar, são grandes causadores de doencas alérgicas, câncer e outras como TDAH, especialmente em crianças. Então, muito cuidado com biscoito recheado e bombons de sabor chocolate, são lixo industrial e grandes marcas multinacionais não querem que você saiba. 

Nesse concorrido mercado, eles vendem o cacau 100% para o mercado europeu e nos deixam com a enganação alimentar. Inclusive, grandes marcas de achocolatados são de empresários judeus que usam seus lucros para bancar o Estado Genocida de Israel.

Por Belarmino Mariano. Imagem das redes sociais.
Fonte:

Olhar Digital - https://olhardigital.com.br/2025/04/30/olha-isso/chocolate-fake-pesquisadores-da-usp-criam-substituto-do-cacau/
Globo Rural - https://globorural.globo.com/agricultura/cacau/noticia/2025/04/ovos-de-chocolate-fake-podem-confundir-consumidores-na-pascoa-saiba-como-identificar.ghtml

segunda-feira, 9 de junho de 2025

Vá Pra Merda Seu Fela da Gaiata!!!

Por Belarmino Mariano.

Tu acredita que ele destampou o verbo no meio da feira livre!? Pensei na hora, é boca de confusão e vai dá briga, mas na mesma hora o feirante seguiu morrendo de rir, retrucando com a frase: "vá lavar o bucho d'uma égua!"

Lembrei logo da minha grande amiga e professora de língua portuguesa, Sandra Sueli C. Bezerra, pois foi dela que ouvi pela primeira vez, a expressão sociolinguística, em que as falas ou frases coloquiais usadas pelos populares, independente da maneira como estão escritas ou foram pronunciadas, não podem ser consideradas erradas.

Com essas variantes da fala a gente se expressa socialmente, como de fato, a língua viva e falada, expressa diretamente a comunicação das pessoas, denota o quanto ainda estamos linguísticamente vivos e ativos.

A frase é uma expressão vulgar e ofensiva que se usa para desejar a alguém que vá embora ou que se afaste. A tradução mantém a agressividade e o tom ofensivo, mas no Nordeste é comum ouvir frases como essas, em especial no meio popular.

Para um estranho ao linguajar coloquial dos nordestinos, talvez ficasse claro, pelo tom da voz, que se tratou de um insulto, injúria ou chingamento e de fato foi, tipo: "vá a merda, filho da mãe!" 

Já a expressão "fela da gaita!" Para designar "filho da mãe", fica mais complicado de correlacionar e só quem conhece o dialeto e o sotaque nordestinebse, vai de fato entender. Gaita é um instrumento de sopro de origem chinesa, muito comum na Europa e trazido para as Américas pelos colonizadores. Uma coisa é certa, um bom tocador de gaita, no meio de uma feira, consegue arrecadar muitas moedas e "couro de rato" em notas de dois reais.

Mas o incrível é saber como alguém fez essa relação da gaita com uma mãe, ao pontemo de servir até como chingamento. Trocar a mãe pela gaita é estratégia linguística, pois você chinga o cara, a mãe dele e aínda fica engraçado, transformando a injúria em humor popular.

Acho que ser nordestino ainda é guardar, muito do jeito lusitano em nossas raízes, pois soube que os portugueses também gostam de palavrões e expressões parecidas. Acho que parte de minhas origens estão "Por Trás Dos Montes", Norte de Portugal.

Em Lisboa ou no Porto, um português diria: "hora pois, tu vaz ao inferno seu filho de uma rapariga!" Quando um nordestino está deveras injuriado é manda logo o outro "tomar no olho da goiaba bichada" e por aí vai... muito parecido com outras expressões.

Praguejar era um dos dialetos preferidos de minha mãe. "Cão Coxo", "infeliz das cistas ocas", "mucuna rasteira", "febre tife", "cururu teitei", "cu seco", "tá parecendo um afragelado", "afuleimado"... você lembra de algum dizer?

Por Belarmino Mariano. Dia de Feira.

sábado, 31 de maio de 2025

Nosso Universo Dentro de um Buraco Negro

Por Claudiane Moreira 

NOVA DESCOBERTA Cientistas analisando dados do Telescópio Espacial James Webb (JWST) identificaram padrões inesperados na rotação de galáxias distantes, levantando a hipótese de que o universo observável pode estar dentro de um buraco negro. A pesquisa, liderada por Lior Shamir da Kansas State University, examinou mais de 260 galáxias e descobriu que cerca de dois terços delas giram no sentido horário, contrariando a expectativa de uma distribuição uniforme entre rotações horárias e anti-horárias. Essa assimetria intrigante pode indicar que o universo nasceu com uma rotação, o que sustenta a chamada "cosmologia do buraco negro".

Essa hipótese sugere que nosso universo pode ter se formado no interior de um buraco negro que existe em um universo maior. Essa ideia é defendida por físicos teóricos como Nikodem Popławski, que propõe que cada buraco negro poderia conter um universo próprio. Nesse cenário, o eixo de rotação do buraco negro "pai" influenciaria a rotação do universo-filho, explicando a predominância de movimentos em uma única direção entre as galáxias observadas atualmente.

Apesar de empolgante, essa teoria ainda está em fase preliminar e necessita de mais validação. O próprio Shamir reconhece que fatores como a rotação da Via Láctea podem estar influenciando as observações, tornando galáxias que giram em determinado sentido mais visíveis. Caso essa hipótese se confirme, poderá provocar uma revisão profunda de conceitos como a idade do universo, a natureza da expansão cósmica e os limites da observação astronômica.

Fonte - https://www.facebook.com/share/p/15btb1YeEK/

sexta-feira, 30 de maio de 2025

A Água na Terra Pode Ser Mais Antiga que o Sol


Por Contato Imediato

O Sol é significativamente mais velho que a Terra, com cerca de 4,6 bilhões de anos, enquanto a Terra tem aproximadamente 4,5 bilhões de anos. No entanto, uma das descobertas mais surpreendentes feitas pela ciência é que a água que encontramos na Terra pode ser ainda mais antiga que o próprio Sol! 

Estudos realizados por cientistas analisando a composição da água em discos de formação planetária ao redor de estrelas jovens revelaram algo fascinante. Eles observaram a proporção de isótopos de hidrogênio, especificamente deutério (um isótopo mais pesado do hidrogênio), na água desses discos e descobriram que essa proporção é muito semelhante à da água na Terra. 

Essa similaridade sugere que a água em nosso planeta se formou antes mesmo do nascimento do Sol, possivelmente nas vastas nuvens moleculares que deram origem a outras estrelas e sistemas planetários. Essas nuvens moleculares são compostas de gás e poeira interestelar, incluindo hidrogênio, que é o principal componente da água. Quando uma estrela se forma, esses materiais são incorporados nos planetas e outros corpos celestes que se formam ao seu redor.

De fato, os cientistas acreditam que a água em nosso Sistema Solar pode ter se originado em uma nuvem molecular que existia há mais de 4,6 bilhões de anos, antes da formação do Sol. Isso significa que a água na Terra, e em outros corpos do Sistema Solar, é um remanescente direto desses processos cósmicos primordiais.

Além disso, a presença de água em cometas e asteroides reforça essa teoria. Essas "rochas espaciais" contêm água que possui uma assinatura isotópica similar à da água terrestre, indicando que a água na Terra pode ter sido entregada por cometas e asteroides durante os primeiros bilhões de anos do planeta.

Então, da próxima vez que você tomar um copo d'água, lembre-se que você está bebendo uma substância que tem uma história cósmica de bilhões de anos, um verdadeiro pedaço do universo que já viajou por vastas distâncias e testemunhou eventos cósmicos muito antes do nascimento do nosso Sistema Solar! 

História e idade da água
A origem da água da Terra é um mistério há séculos. São diversas as teorias que explicam sua existência, bem como as evidências que as sustentam. No entanto, sua idade aproximada nunca foi calculada, até agora.

De acordo com um estudo recente publicado na GeoScienceWorld Elements e divulgado pela Science Alert, a água do nosso planeta tem 4,5 bilhões de anos, a mesma idade da Terra, e a evidência para a afirmação está no conteúdo de água pesada presente na Terra (composto também chamado de água deuterada e quimicamente semelhante à água normal).

Para chegar aos resultados, os cientistas precisaram avaliar minuciosamente a criação de um Sistema Solar e entender a “ponta do iceberg” que é a trajetória da água.

A descoberta foi divulgada em um artigo sob o título “Nós bebemos água boa de 4,5 bilhões de anos”, escrito por Cecilia Ceccarelli e Fujun Du, ambos astrônomos.

O Sistema Solar e a sua relação com a água
Em sistemas solares como o nosso, a água está presente à medida que o sol (uma estrela) cresce e os planetas se formam. A formação desse sistema começa com uma nuvem molecular gigante, que contém principalmente hidrogênio, o principal componente da água. Em seguida estão o hélio, o oxigênio e o carbono, em ordem de abundância, e também grãos de poeira de silicato e poeira carbonácea.

O encontro de todos esses compostos inicia o processo de nascimento de um Sistema Solar. Contudo, a água não é água até que o hidrogênio e o oxigênio se combinem, e as moléculas de hidrogênio mais leves na nuvem saltem sobre os grãos de poeira congelados para encontrar oxigênio.

Quando isso acontece, eles reagem e formam o gelo de água — em dois tipos: água regular e água pesada contendo deutério.

Em suma, esse gelo passa por diversos processos, incluindo o de vapor e gás, até que a gravidade e outras reações entrem em ação, dando vida a uma jovem protoestrela e partindo para novas etapas de criação.

Apenas lá pela fase quatro, conforme o artigo, veremos um Sistema Solar como estamos acostumados, com planetas, asteroides e cometas ocupando órbitas, e consequentemente uma nova fase da água.

Conforme os autores, o ponto é: há dois episódios de síntese de água, a primeira acontece quando o sistema solar ainda não se formou e é apenas uma nuvem fria e a segunda quando os planetas se formam.

Os dois acontecem em condições diferentes, e essas condições deixam sua marca isotópica na água.

A água da primeira síntese tem 4,5 bilhões de anos — a idade do nosso planeta, já que ela faz parte do processo de nascimento de todo Sistema Solar — e a questão agora é: quanto dessa água antiga chegou à Terra?

Os resultados de todo esse trabalho concluíram que entre 1% e 50% da água da Terra veio da fase inicial do nascimento do Sistema Solar. Essa é uma ampla gama, mas ainda é uma parte significativa do conhecimento.

“A água em cometas e asteroides (da qual se origina a grande maioria dos meteoritos) também foi herdada desde o início em grandes quantidades. A Terra provavelmente herdou sua água original predominantemente de planetesimais, que supostamente são os precursores dos asteroides e planetas que formou a Terra, e não dos cometas que choveram sobre ela”, explicaram os cientistas.

No entanto, apesar de chegarem a um senso sobre a idade da água, seu processo de nascimento e o quanto da formulação original veio para a Terra, o estudo não esclareceu como toda a água da etapa inicial veio parar na Terra, mas mostra que a dica está na quantidade de água pesada, sendo esse um começo para explicar mais detalhadamente o seu caminho. Contudo, há muito mais complexidade para resolver antes que possam descobrir isso.

“A questão é bastante complicada porque a origem e evolução da água da Terra está inevitavelmente ligada a outros participantes importantes neste planeta, por exemplo, carbono, oxigênio molecular e o campo magnético”, completou.

A equipe destacou ainda que a água está no centro de tudo e, ao mostrar que parte dela remonta os primórdios do Sistema Solar, os autores forneceram um ponto de partida para descobrir o resto.

“Uma boa fração da água terrestre provavelmente se formou no início do nascimento do Sistema Solar, quando era uma nuvem fria de gás e poeira, congelada e conservada durante as várias etapas que levaram à formação de planetas, asteroides e cometas e foi eventualmente transmitida para a Terra nascente. Como a passagem final aconteceu já é outro capítulo”, finalizaram.

Qual é a Idade da Água?
História e idade da água
A origem da água da Terra é um mistério há séculos. São diversas as teorias que explicam sua existência, bem como as evidências que as sustentam. No entanto, sua idade aproximada nunca foi calculada, até agora.

De acordo com um estudo recente publicado na GeoScienceWorld Elements e divulgado pela Science Alert, a água do nosso planeta tem 4,5 bilhões de anos, a mesma idade da Terra, e a evidência para a afirmação está no conteúdo de água pesada presente na Terra (composto também chamado de água deuterada e quimicamente semelhante à água normal).

Para chegar aos resultados, os cientistas precisaram avaliar minuciosamente a criação de um Sistema Solar e entender a “ponta do iceberg” que é a trajetória da água.

A descoberta foi divulgada em um artigo sob o título “Nós bebemos água boa de 4,5 bilhões de anos”, escrito por Cecilia Ceccarelli e Fujun Du, ambos astrônomos.

O Sistema Solar e a sua relação com a água
Em sistemas solares como o nosso, a água está presente à medida que o sol (uma estrela) cresce e os planetas se formam. A formação desse sistema começa com uma nuvem molecular gigante, que contém principalmente hidrogênio, o principal componente da água. Em seguida estão o hélio, o oxigênio e o carbono, em ordem de abundância, e também grãos de poeira de silicato e poeira carbonácea.

O encontro de todos esses compostos inicia o processo de nascimento de um Sistema Solar. Contudo, a água não é água até que o hidrogênio e o oxigênio se combinem, e as moléculas de hidrogênio mais leves na nuvem saltem sobre os grãos de poeira congelados para encontrar oxigênio.

Quando isso acontece, eles reagem e formam o gelo de água — em dois tipos: água regular e água pesada contendo deutério.

Em suma, esse gelo passa por diversos processos, incluindo o de vapor e gás, até que a gravidade e outras reações entrem em ação, dando vida a uma jovem protoestrela e partindo para novas etapas de criação.

Apenas lá pela fase quatro, conforme o artigo, veremos um Sistema Solar como estamos acostumados, com planetas, asteroides e cometas ocupando órbitas, e consequentemente uma nova fase da água.

Conforme os autores, o ponto é: há dois episódios de síntese de água, a primeira acontece quando o sistema solar ainda não se formou e é apenas uma nuvem fria e a segunda quando os planetas se formam.

Os dois acontecem em condições diferentes, e essas condições deixam sua marca isotópica na água.

A água da primeira síntese tem 4,5 bilhões de anos — a idade do nosso planeta, já que ela faz parte do processo de nascimento de todo Sistema Solar — e a questão agora é: quanto dessa água antiga chegou à Terra?

Os resultados de todo esse trabalho concluíram que entre 1% e 50% da água da Terra veio da fase inicial do nascimento do Sistema Solar. Essa é uma ampla gama, mas ainda é uma parte significativa do conhecimento.

“A água em cometas e asteroides (da qual se origina a grande maioria dos meteoritos) também foi herdada desde o início em grandes quantidades. A Terra provavelmente herdou sua água original predominantemente de planetesimais, que supostamente são os precursores dos asteroides e planetas que formou a Terra, e não dos cometas que choveram sobre ela”, explicaram os cientistas.

No entanto, apesar de chegarem a um senso sobre a idade da água, seu processo de nascimento e o quanto da formulação original veio para a Terra, o estudo não esclareceu como toda a água da etapa inicial veio parar na Terra, mas mostra que a dica está na quantidade de água pesada, sendo esse um começo para explicar mais detalhadamente o seu caminho. Contudo, há muito mais complexidade para resolver antes que possam descobrir isso.

“A questão é bastante complicada porque a origem e evolução da água da Terra está inevitavelmente ligada a outros participantes importantes neste planeta, por exemplo, carbono, oxigênio molecular e o campo magnético”, completou.

A equipe destacou ainda que a água está no centro de tudo e, ao mostrar que parte dela remonta os primórdios do Sistema Solar, os autores forneceram um ponto de partida para descobrir o resto.

“Uma boa fração da água terrestre provavelmente se formou no início do nascimento do Sistema Solar, quando era uma nuvem fria de gás e poeira, congelada e conservada durante as várias etapas que levaram à formação de planetas, asteroides e cometas e foi eventualmente transmitida para a Terra nascente. Como a passagem final aconteceu já é outro capítulo”, finalizaram.

*Contato Imediato - link: https://www.facebook.com/share/p/1Aq3czkuL9/