segunda-feira, 7 de julho de 2025

Isso Não é Chocolate!!!

Por Belarmino Mariano*

Como assim, isso não é chocolate? No Brasil, gran productor mundial do cacaueiro (Theobroma cacao), um dos alimentos mais energético do mundo e que foi cultivado inicialmente, muito antes de Cristo, pelas civilizações mesoamericanas (Olmecas, Maias, Astecas), da América Central, para produção de uma bebida sagrada, o "xocolatl", a base de cacau e pimentas. 

No Século XVI, os inovadores espanhóis levaram o cacau para a Europa, que era consumindo como "xocolatl" apenas pelos nobres, que, a partir de meados do século XIX, holandeses e suíços fizeram várias experiências para extração da manteiga de cacau e extração do pó de cacau. O suíço Daniel Pet (1879), fez uma revolução no alimento, introduzindo leite, açúcar e conservantes para estabilizar e solidificar em barras. 

Chocolate puro em pó, ao leite, ao leite e com amêndoas, chocolate em licores e a popularidade, tanto da bebida, quanto das barras e em pó ganhou todo o comércio mundial. Podemos dizer que, assim como o café, cacau é uma das mercadorias mais caras do mundo.

No Brasil atual, quase todas as balas, bombons e barrinhas de chocolate, não são mais de chocolate. Isso mesmo. Observe quando for comprar uma caixa de chocolate e verá que as marcas mais populares são apenas sabor chocolate, ou seja, essências manipuladas quimicamente, através de óleos e gorduras vegetais trans, com muito açúcar e tudo, menos chocolate.

Mas o que muitos não sabem é da crise climática afetando a grande produção de cacau. Com o desmatamento, as queimadas e as alterações ambientais, a produção de cacau foi muito afetada e como se trata de uma espécie vegetal muito sensível e adaptada aos ambientes tropicais de florestas úmidas, não se consegue produzir cacau suficiente para cobrir seu consumo mundial. Esse produto é como ouro, difícil e caro.

Pesquisas apontam que o grande mercado de achocolatados está abarrotado de sabores falsos de chocolate, encobertos por embalagens brilhosas, muito açúcar e xaropes, com ingredientes em letras miudinhas. Pesquisas da USP e até o Globo Rural já alertaram sobre os achocolatados artificiais ou fakes.

Inclusive essas gorduras trans e o excesso de açúcar, são grandes causadores de doencas alérgicas, câncer e outras como TDAH, especialmente em crianças. Então, muito cuidado com biscoito recheado e bombons de sabor chocolate, são lixo industrial e grandes marcas multinacionais não querem que você saiba. 

Nesse concorrido mercado, eles vendem o cacau 100% para o mercado europeu e nos deixam com a enganação alimentar. Inclusive, grandes marcas de achocolatados são de empresários judeus que usam seus lucros para bancar o Estado Genocida de Israel.

Por Belarmino Mariano. Imagem das redes sociais.
Fonte:

Olhar Digital - https://olhardigital.com.br/2025/04/30/olha-isso/chocolate-fake-pesquisadores-da-usp-criam-substituto-do-cacau/
Globo Rural - https://globorural.globo.com/agricultura/cacau/noticia/2025/04/ovos-de-chocolate-fake-podem-confundir-consumidores-na-pascoa-saiba-como-identificar.ghtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário