Por Belarmino Mariano*
Hoje é o dia dos professores e das professoras de Geografia e gostaria de presentear meus discentes com esse pequeno texto de visita a alguns dizeres e frases de efeito político, ou até mesmo, aparentemente neutros, que reuni aqui, como alguns lemas do passado geohistórico para comparar com os dias atuais.
Lema da Revolução Francesa: "Liberté, Égalité, Fraternité"
(Liberdade, Igualdade, Fraternidade).
Eram ideais de democracia, justiça e união social contra o autoritarismo monárquico absolutista. Por isso a expressão iluminismo político e filosófica.
Ai os pensadores conservadores da França propuseram o lema contra a Revolução Francesa: "Dieu, Patrie et Famille" (Deus, Pátria e Família).
Uso da religião para manter a ordem monarquista e da ideia de Estado no controle de todos e a família conservadora patriarcal e marchista no comando dos indivíduos.
O tempo foi passando e esse lema conservador virou a marca ideológica do Nazifascismo alemão e italiano, se estendeu para França, Espanha e outros países.
Na Europa eclodiram duas guerras mundiais. O Socialismo Soviético passou a ameaçar os extremistas conservadores. O colonialismo e o capitalismo entraram em colapso e as forças conservadoras passaram a usar o totalitarismo nacionalista como armas ideológicas. Isso gerou o nazifascismo em sua pior versão.
Massacres aos povos judeus na Alemanha, perseguição aos anarquistas e socialistas em toda a Europa e no mundo. Xenofobia e nacionalismo exacerbados deram bases ao totalitarismo de Estado.
O totalitarismo político e a obediência cega ao grande líder eram observados o tempo todo e outros lemas foram lançados:
"Credere, obbedire, combattere" (Acreditar, obedecer, lutar): Lema que exigia devoção cega ao líder, disciplina militar e disposição para o combate.
"Il Duce ha sempre ragione" (O Líder tem sempre razão): Expressão que reforçava o culto à personalidade de Mussolini.
"Ein Volk, ein Reich, ein Führer" (Um povo, um império, um líder): O principal slogan da Alemanha Nazista. Representava a unificação do povo alemão (Volk), a expansão territorial (III Reich), o princípio da liderança absoluta de Adolf Hitler (Führer).
"Blut und Boden" (Sangue e Solo): Lema central da ideologia de superioridade racial ariana. Vinculava a identidade nacional à pureza biológica ("sangue") e ao território de domínio alemão ("solo").
Também era brindado com leite para representar a ideia de raça pura ariana. Nesse caso, por volta de 1930 os propagandistas nazistas criaram o culto à raça branca, à saúde, à terra e à força física. O Ministério da Propaganda, liderado por Joseph Goebbels, e o Ministro da Agricultura, Richard Walther Darré, foram os idealizadores.
No Brasil, o lema "Deus, Pátria e Família", foi usado pelo movimento integralista (1930), claramente com raízes fascistas e nazistas. Vejam que no Brasil, já havia grande influência Italiana e Alemã devido aos processos migratórios.
Na atualidade tivemos o "Brasil acima de tudo, Deus acima de todos" - Corruptela dos lemas nazifascistas da Alemanha e Itália, aplicados ao Brasil pelos integralistas e usado por Jair Bolsonaro para tentar implantar o extremismo de direita no país, através de golpe de Estado. E ainda tem gente que acredita na inocência de Hair Messias Bolsonaro.
Por isso dizer que, mesmo com governos de coalizão como os dos presidentes Lula e Dilma, os nossos ideais democráticos e populares ainda estão muito distantes e quando olhamos para os países vizinhos, veremos que estão mais distantes ainda.
A interferência geopolítica dos EUA na América Latina é uma ameaça à nossa democracia e soberania e vermos lacaios do imperialismo, como Bolsonaro's Jr., tramando contra o nosso povo é uma traição à pátria.
Democracia com liberdade, igualdade e fraternidade é o que a extrema direita e a elite dominante estão combatendo diariamente, atacando nossos direitos democráticos, conquistados na luta. Por isso, lutar para derrotar esses canalhas em todos os níveis e frentes é uma tarefa revolucionária.
Vendo a Copa do Mundo 2026, as perseguições de Trump contra o Irã e outras seleções, torcedores e arbitragem é um alerta do nazifascismo se instalando em países como os EUA.
Vendo que nas torcidas de países europeus e até sul-americanos prevalecem torcedores brancos, que tem grana suficiente para ir a uma copa do mundo. Até a torcida de brasileiros é predominante branca. Isso é um retrato dessa lógica imperialista.
Vendo o grande número de jogadores de origem africana em seleções europeias, que em muitos casos são de países racistas e xenófobos, mas ainda dependem das suas ex-colônias para se tornarem competitivas é outro alerta.
Ver a grande mídia, estimulando o vício e a extorsão através de bets, que roubam bilhões das pessoas, em especial, vendendo a ilusão de riqueza fácil é um alerta de grande perigo. Por isso, temos que denunciar e exigir o fim de operações de bets no Brasil.
Ver policiais militares fortemente armados entrarem numa escola para ameaçar professores, gestores e comunidade escolar, só porque estavam ensinando sobre a cultura afro-brasileira na escola (Lei 10.639/03 e a Lei 11.645/08), é uma afronta aos nossos direitos fundamentais e não pode passar impune.
Ver o Congresso Inimigo do povo brasileiro, impedindo que direitos fundamentais sejam garantidos, como a redução da jornada de trabalho (fim da Escala 6x1), enquanto esses mesmos políticos roubam nosso dinheiro através de orçamentos secretos e esquemas podres com banqueiros é o alerta máximo.
*Por Belarmino Mariano. Imagem das redes sociais. Fonte: ICL Notícias, Brasil de Fato, Plantão Brasil, DCM e Agência de Notícias Anarquistas - ANA.
Aos meus queridos estudantes de geografia e aos professores que acreditam em utopias ativas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário